Já fez o autoexame?

31/10/2016

O Outubro Rosa é uma campanha mundialmente conhecida e serve para lembrar as mulheres da importância de fazer o autoexame das mamas. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do mundo todo.

As chances de cura chegam até 90% se diagnosticado logo no início e na maioria dos casos são as próprias mulheres que descobrem a doença.

Segundo a Ginecologista Obstetra Dra. Erika Nerusa, o câncer não é provocado por um único fator. Existem fatores de ricos, hábitos, idade, antecedentes familiares e até mesmo números de gestações. “Quanto mais você amamentar, menos chances você tem de desenvolver o câncer de mama, então as mulheres que nunca engravidaram tem mais chances de desenvolver o câncer. Assim como quanto mais velha a pessoa é, mais chances ela tem de ter a doença”, afirma a Dra. Erika.

O ideal é que o autoexame seja realizado todo mês, sempre 10 dias após a menstruação. As meninas devem começar a fazer o autoexame desde a primeira menstruação.

Fazer o autoexame é bem simples. Você deve ficar em pé e de frente ao espelho; colocar uma das mãos atrás da nuca e com a outra ir apalpando toda a extensão mamaria com movimentos circulares. “Além dos nódulos mamários que são lesões duras como se fossem caroços pode haver retração do mamilo, secreção do bico dos seios, áreas abauladas ou retraídas (puxadas para dentro), vermelhidão, alteração no aspecto da pele da mama, como por exemplo se ela não estiver mais lisa, estiver  enrugada, ou quente.”, explica a Dra. Erika.

Quem tem prótese de silicone deve ter uma atenção maior, pois fica um pouco mais difícil identificar algum nódulo e além do autoexame é ideal fazer também um ultrassom.

Em muitos casos o câncer de mama é genético, ou seja, quem tem parentes de primeiro grau pai, mãe, irmãs ou irmãos que já tiveram o câncer devem fazer um rastreamento maior da doença, o ideal é que seja feito de 6 em 6 meses.

A médica ainda afirma que segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) os exames de mamografia devem ser feitos a partir dos 50 anos, pelo uma vez ao ano, com exceção ao estado de São Paulo onde há uma incidência maior de câncer de mama e a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos.

Uma vez ao ano é ideal procurar um ginecologista para se ter a certeza de que esta tudo bem.

Empréstimo de perucas

Para ajudar a melhorar a autoestima das mulheres que estão em processo de quimioterapia, a ABCC (associação Bragantina de Combate ao câncer) possui um banco de perucas, onde mulheres de Atibaia e região podem ir até a ABCC fazer um cadastro e em comodato escolher junto com as profissionais da instituição a peruca que mais se adequa ao seu biótipo.

As mulheres podem usá-las o tempo que precisarem até que seus cabelos cresçam novamente.

Após este período é necessário devolver a peruca para que ela seja usada por outra pessoa.

Para saber mais informações é só acessar o site www.abccbraganca.com.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 4033-3845

Laís Peçanha

Jornalista

@laispecanhajornalista

Última modificação em Seg, 31 de outubro de 2016 17:35


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas