Você sabe a forma correta de lavar os seus cabelos?

24/05/2016


Hoje vamos falar sobre a forma correta de fazer a lavagem dos nossos cabelos.

Algumas devem estar afirmando. Mas eu lavo o meu cabelo muito bem. Será? Quem de vocês já investiu em ótimos produtos, mas nunca conseguiu obter o resultado desejado? Ou tem medo de usar condicionador por conta da raiz oleosa, mas o cabelo acaba ficando ruim, pois as pontas ficam secas? E assim vai.


São tantas dúvidas, que algumas mulheres acabam obtendo um estoque de produtos que acaba vencendo no armário. Em relação a escolha do produto ideal, faço a sugestão que procure um profissional qualificado para ajudar nesta escolha, eu mesma posso ajudá-las.

Agora vamos entender a função do Shampoo, Condicionador, Máscara e Ampolas.

O Shampoo tem a função de higienizar o couro cabeludo e os fios.

O Condicionador, alguns tem apenas a função de desembaraçar os fios, mas hoje, no mercado, existe muitos que são cremes de tratamento e conseguem nutrir os fios profundamente e podem ser usado diariamente.

A máscara, tem a função de uma nutrição ou reconstrução mais profunda. Normalmente, é recomendado usar 2 vezes por semana. Mas isso depende muito do diagnóstico do cabelo, pois tem casos que é preciso usar em todas as lavagens.

As ampolas devem ser utilizadas apenas com a orientação de um profissional , existem algumas que são direcionadas para utilização em casa , mas tomem muito cuidado, pois tem diversos produtos, que só devem ser aplicados por um profissional qualificado. Desta forma vão evitar desperdício de produto e resultados indesejados.


Como vamos lavar o nosso cabelo de forma expert? É muito simples siga essas orientações:


1- Encharcar os fios com muita agua, isso mesmo, pra que tenhamos uma lavagem perfeita, devemos certificar que todo o couro cabeludo e os fios estão encharcados. Parece obvio, mas tem muita gente que não faz.

2- Colocar um pouco de shampoo na palma, e com a ponta dos dedos da outra mão , vá distribuindo o shampoo diretamente no couro cabeludo, coloque nas laterais, na nuca, no meio cabeça, e por último, no topo da cabeça, desta forma, quando for emulsionar o shampoo, vai ter o suficiente para higienizar toda superfície do couro cabeludo.

Mesmo que não faça tanta espuma na primeira lavagem, massageie bastante, lembrando que sempre com as pontas dos dedos, para não machucar o couro cabeludo. Enxague de forma abundante para sair toda a sujeira.

3- Na segunda aplicação do shampoo, faça da mesma forma que explicado na primeira, mas desta vez, emulsione o comprimento e pontas de forma bem delicada, fazendo o movimento em um único sentido da raiz até as pontas.

Você de forma alguma deve esfregar os seus fios, pois a fibra capilar tem escamas, igual ao peixe, então, se esfregarmos os fios vamos desalinhá-los e o resultado vai ser um cabelo áspero, opaco e extremamente embaraçado. Após toda a massagem enxaguar de forma abundante e se achar necessário faça uma terceira lavagem.

4- Agora vem a aplicação do condicionador, mascara ou ampola, o procedimento é o mesmo para os três produtos. O segredo está em retirarmos todo excesso de agua do comprimento e pontas com o auxilio de uma toalha antes da aplicação destes produtos, sempre apertando os fios de forma delicada, JAMAIS esfregar. Lembre-se das escamas, precisamos ter muito cuidado com elas.

E por que enxugarmos os fios antes da aplicação? Quando umedecemos os nossos cabelos, ele é capaz de absorver 1/3 do peso em água, e isso quer dizer que temos que obedecer a uma lei básica da física, “Dois corpos não ocupam o mesmo espaço”. Portanto, se você não tirar a umidade dos fios, o produto não consegue penetrar e fazer o tratamento necessário.

E como aplicar o produto? Coloque uma pequena quantidade na palma da mão, esfregue uma mão na outra e inicie a aplicação pelas pontas, subindo para o comprimento, e de forma alguma, aplique esse tipo de produto nas raízes dos cabelos. Deixe o produto pausar conforme a indicação do fabricante e depois proceder ao enxague de forma abundante, tirando todo o produto.

5- Após enxugar os fios aplicar o sem enxague e proceder ao penteado de costume.
Bom essas são as dicas de uma lavagem Expert , pois para obtermos fios lindos e brilhantes precisamos lavá-los de forma adequada.


Espero que tenham gostado das dicas, e aguardo sugestões para a próxima pauta.

Até a próxima!

Sandra Mianni

Colorista e Consultoria para salões

Facebook: Magic of Colors by Sandra Mianni

www.magicofcolors.com.br

Última modificação em Ter, 24 de maio de 2016 12:27


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas