Aprenda a usar as cores como aliadas em casa e no trabalho

26/05/2015

Você já deve ter reparado como as cores são capazes de dar um toque especial a diferentes coisas, seja na composição das suas roupas, na decoração de uma festa ou na publicidade que nos atinge diariamente.

Conseguimos perceber isso não apenas por atrair nossa atenção por ser “bonito”, mas também por que as cores são capazes de influenciar nossas percepções e sentimentos em relação a tudo que colorem. Pensando nisso, não apenas a publicidade começou a trabalhar melhor seus anúncios, como também os designers e arquitetos começaram a identificar como isso poderia ser um ponto a favor de diferentes ambientes. Não é à toa, por exemplo, que todos os hospitais possuem as mesmas cores claras e que todos os fast-foods possuem o amarelo e o vermelho como cores principais de suas identidades visuais.

Enquanto no primeiro caso as cores servem para passar um ar de tranquilidade e higiene, no segundo elas são responsáveis por gerar uma certa agitação, ativando a vontade de comer e a necessidade de que isso seja feito rápido. É comprovado pela ciência que de fato as cores podem despertar diferentes sensações, então, por que não usarmos isso a nosso favor?

Seja no trabalho ou em casa, mudar uma simples parede de cor pode fazer muita diferença, por exemplo:

 - Uma parede laranja no escritório pode deixar todo mundo mais atento

 - Um quarto com parede e móveis em tons pastéis, como azul, pode fazer seu filho ficar mais tranquilo e dormir mais facilmente

 - Uma parede escura na sala de TV pode trazer um ar de aconchego e descanso, perfeito para assistir filmes

 - Uma sala de reuniões com uma parede e móveis coloridos pode tornar a equipe mais criativa, gerando brainstorms mais produtivos

Lembrando que não é aconselhável fazer uma mudança do dia para a noite. Qualquer móvel ou cor que vá entrar no ambiente precisa ser analisado, para que fique harmonioso e não destoe do resto, trazendo o efeito contrário ao esperado.

Mas, agora que já foi dada a dica, que tal começar a pensar mais nas cores como aliadas?

Taty Ferrari é Publicitária, Consultora de Marketing e Criadora de Conteúdo
www.publicitaty.com.br
Facebook Taty Ferrari -Twitter @publicitaty - Instagram @tatypublicitaty

Última modificação em Ter, 26 de maio de 2015 15:56


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas