6 dicas valiosas para começar a trabalhar de casa

06/05/2015

Todo mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas, sonha em poder trabalhar em casa, sem precisar se preocupar com transporte lotado, horários a cumprir e ambientes de trabalho que nem sempre favorecem o desempenho do profissional.

Para as mulheres, um fator que aumenta o interesse no home office é o fato de precisarem se dividir entre casa, família e carreira. Porém, mesmo estando numa época em que o mercado digital  está  em  alta,  onde  uma  geração  com mente  empreendedora está  cada  vez  mais formada  e  onde os sites para  freelancers  estão  cada  vez  com  mais vagas, ainda  é  difícil conseguir algo. As dicas abaixo são para você que busca um trabalho nesse perfil ou quer empreender e não sabe por onde começar:

1. ESTUDE! Você irá encontrar muitas vagas e oportunidades para criar textos para blogs, por exemplo,  ou  para  criar  conteúdo  para  redes  sociais,  mas  a  tarefa  não  é  tão simples.  É necessário adequar sua escrita ao público da marca ou site, colocar o tom certo, ou seja, precisa utilizar a linguagem correta. Ler alguns livros e ver alguns vídeos e cases sobre o assunto irá te ajudar muito.

2. SEJA CURIOSA! Isso também vale para a dica acima. Não fique esperando aparecer um curso perto de você, mesmo por que com tanto conteúdo grátis na internet, gastar dinheiro pode não ser uma boa ideia, então seja curiosa, mostre espírito empreendedor e seja autodidata! Absorva tudo que puder em relação a tudo que diga respeito  ao seu trabalho. Por exemplo: se você for criar conteúdo para redes sociais, acompanhe todos os dias notícias sobre comportamento dos usuários,  para  conhecê-los  melhor,  entender  as preferências  por conteúdo, etc.  E o principal: entenda que você então estará inserida no mercado do marketing digital e entende-lo de todas as formas possíveis é questão de sobrevivência.

3. TENHA UM PORTFÓLIO! Sim, tanto para quem busca um trabalho como freelancer como para quem quer montar seu próprio negócio digital, é importante ter uma bagagem, uma história, um material que mostre para as pessoas o seu esforço e o seu merecimento. Quer trabalhar escrevendo conteúdo? Treine escrevendo textos e guarde todos em um blog, por exemplo. O mesmo vale para design, fotografia e diversas outras áreas. Não  fique só no currículo.

4. ENFIM, COMECE! Agora que você já possui conhecimento sobre o trabalho que irá desenvolver, é hora de ir atrás. Existem inúmeros sites para encontrar serviço como freela, e eles trabalham de diversas formas: a empresa acha o profissional no site e oferece a vaga, ou o profissional encontra a vaga e se candidata, existem projetos curtos, outros mais longos e com contrato, uns que são totalmente realizados em casa, outros em que é preciso ir até a empresa alguns dias no mês, enfim... Basta digitar, por exemplo, “sites para freelancers” no Google para encontrar vários. Já se o seu objetivo é seguir com o próprio negócio, é hora de começar a se divulgar e prospectar clientes e oportunidades.

5. TENHA FOCO! Trabalhar de casa pode se tornar um problema para quem não consegue se concentrar. Defina horários para os afazeres domésticos e que fogem do seu trabalho e respeite-os. Crie suas metas e regras para dar conta das tarefas e evite ficar se interrompendo para assistir filmes ou fugindo para sites de fofoca, pois trabalhar com internet possui um lado ruim que se chama distração. Faça com que sua família e amigos entendam que você está trabalhando, mesmo estando em casa.

6. CONTINUE APRENDENDO! A dica mais valiosa, sem dúvida! Independente da área, atualização  é  indispensável.  Certifique-se  de  que  o  conhecimento  que  você  adquiriu  é suficiente para dar o primeiro passo, e então comece! Afinal, se formos aprender tudo sobre determinado assunto primeiro, nunca entraremos em ação, mas entenda que o aprendizado é infinito e esse mercado cresce e muda a cada dia, então continue aprendendo, sendo curiosa e se aperfeiçoando sempre!

Algumas grandes empresas estão tentando se adequar às necessidades dos funcionários, inserindo ambientes propícios ao relaxamento e à criatividade e deixando os horários bem flexíveis. Entretanto, isso pode também não ser suficiente, o que faz com que seguir as dicas acima e encontrar algo que se adeque mais ao estilo de vida principalmente das mulheres torne-se uma ótima saída.

Taty Ferrari é Publicitária, Consultora de Marketing e Criadora de Conteúdo

www.publicitaty.com.br

Facebook Taty Ferrari -Twitter @publicitaty - Instagram @tatypublicitaty

Última modificação em Qua, 06 de maio de 2015 21:07


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas