Cinco curiosidades sobre as tradições do casamento

28/03/2014

1) Por que a noiva veste branco?

Quem lançou essa moda foi a Rainha Victória da Inglaterra, em seu casamento com o primo Albert, no século XIX. O branco significa a castidade e a pureza. Com a divulgação das fotos da Rainha, que revolucionou a história quando pediu a mão do príncipe em casamento- porque na época não se podia fazer um pedido desses por uma Rainha - a moda se propagou.

2) Por que as noivas usam véu?

Este é um tema que tem o seu significado alterado ao longo dos tempos.

Primeiro, considerava-se que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. Depois, uma visão mais romântica, concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso.

A versão mais recente associa o véu à juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez.

A verdade é que o véu, curto ou longo, simples ou cravado de bordados franceses ou cristais swarovski faz com que a noiva fique, de fato, com cara de noiva, com um ar leve, puro e delicado.

Mesmo quem diz que nunca vai colocar véu, quando experimenta um, se acha ainda mais “noiva”.

3) Há um motivo para a noiva ficar sempre ao lado esquerdo do noivo na cerimônia?

É uma tradição que remete à Idade Média, onde acreditava-se que se algum homem tentasse “roubar” a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate.

Segundo a superstição, a noiva ficar no lado esquerdo também significaria afastar o risco de infidelidade.

4) Por que o noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia?

Também uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos) ainda hoje, é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (que aguarda em outra sala).

Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro.

5) Como surgiu a tradição da lua de mel?

A lua de mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova.

Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte.

O costume também poderia ter nascido em Roma, onde os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma “vida doce”.

Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.

Pavani Eventos

Assessoria e Cerimonial

(11) 7861-8948   ID 86*35832

Última modificação em Sex, 28 de março de 2014 23:20


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas