Entrevista com Villaça Villa

09/02/2013

É Carnaval, época de vestir a fantasia e aproveitar a festa!

E nada melhor do que conversar com quem entende do assunto para conhecer um pouco da história dessa grande folia na nossa cidade.

Villaça Villa, ele é sem dúvida um dos donos da festa, com sua banda e amigos promete fazer o Carnaval de Atibaia 2013, inesquecível. 


Portal Entre Ellas: Qual é a sua história com o Carnaval?


Villa: No ano de 2002 deu-se início ao carnaval de marchinhas na praça da matriz em Atibaia com Altemar Dutra Jr. e a Banda Maktub. 

Esta idéia aconteceu casualmente quando minha banda, a Maktub, tocava o carnaval em outra cidade, com repertório de música carnavalesca contemporânea como axé, olodum, entre outros ritmos oriundos do nordeste, que era, e ainda são hoje hits. 


Ao ver o repertório esgotado, inseri as famosas marchinhas, assim pude perceber de imediato que estes sucessos que foram muito tocados com predominância nas décadas de 50/60, nos bailes de clubes paulistanos e cariocas, ainda preservavam um conteúdo cultural imenso, pois todos conheciam e cantavam animados. 

EE: Como aconteceu a parceria com Altemar Dutra Jr?


Villa: Percebendo a aceitação das marchinhas, tive a ideia de convidar o amigo Altemar Dutra Jr., artista com quem na época eu trabalhava, para cantar as tais marchinhas num espaço fechado, como um clube, dirigindo estes carnavais para um público de meia idade e acima, Altemar aceitou o convite. 


EE: Onde tudo começou?


Villa: O primeiro local pensado foi o Cine Itá, localizado atrás da Igreja Matriz, que, embora em funcionamento, não oferecia condições técnicas de segurança para promover este tipo de evento. Assim, por falta de alternativa, pensamos em um carnaval familiar, que fosse ao ar livre na praça da matriz, mais precisamente em volta do coreto que nesta época lá estava. 


Procurei Edson Beleza, artista plástico e vereador, para que pleiteasse junto ao prefeito em exercício, o apoio e a logística necessária para a concretização da minha ideia. O Beleza já desenvolvia há tempos, um trabalho muito bom de pesquisa e didático, voltado à construção de bonecões com técnicas de papel machê. Ele já tinha alguns bonecões construídos, e disponibilizou para que participassem juntos na folia. 


O prefeito por precaução achou por bem, fazer duas apresentações; uma em cada dia, isso naquele ano (2002), para testar a aceitação popular. 


EE: Como foi essa aceitação?


Villa: O sucesso foi imediato, famílias inteiras com crianças, pessoas da terceira idade, todos brincando e cantando em volta do coreto, ao som das marchinhas compostas há quase meio século atrás, tudo bem simples, porém, com um conteúdo cultural enorme, pura diversão para todas as idades! 


A partir daí nunca mais paramos com esse repertório, a mudança da praça da matriz para anfiteatro do Centro de Convenções Victor Brecheret, foi apenas por uma questão de segurança das pessoas, porque devido ao crescente número de

participantes ficou impraticável em termos de espaço, manter-se no local em que tudo começou. 


EE: Mas este ano tem novidades, não é mesmo?


Villa: Sim, este ano, eu e Altemar Dutra Jr., fomos convidados pelos empresários dos segmentos artístico e publicitário, Charles Giraldi e Renato Russomano para revitalizar o carnaval do São João Tênis Clube, que historicamente, em nossa cidade, produzia um carnaval de grande qualidade cultural e que se perdeu... Porém, deixou saudades. 

De imediato Altemar Dutra Jr, eu, e a Banda Maktub, embora já contratados para tocar nos quatro dias de folia programados por nossa Prefeitura, abraçamos o projeto que tem sua estreia este ano, com a seguinte programação: 


Sábado, dia 09 - a partir das 14h, matineé com Altemar Dutra Jr. e Banda Maktub; 

Domingo, dia 10 - a partir das 15h - matineé com Gabriela Gonçalves e Banda a Brasileira; Domingo, dia 10 - a partir das 22h - baile com Gabriela Gonçalves e Banda a Brasileira;

Segunda feira, dia 11 - a partir das 22h - baile com Gabriela Gonçalves e Banda a Brasileira;

Terça feira, dia 12 - a partir das 15h - matineé com Gabriela Gonçalves e Banda a Brasileira; Terça feira, dia 12 - a partir das 22h - baile com Altemar Dutra Jr. e Banda Maktub. 


Serviço: Informações: 4412.7933 / 2427.2494 

A programação da prefeitura se encontra disponível no link:  http://www.atibaia.sp.gov.br

Última modificação em Sáb, 09 de fevereiro de 2013 14:22


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas