A hora de comer não é brincadeira

06/11/2012

Os horários das refeições infantis precisam seguir uma rotina e devem ser momentos de prazer, não de brincadeira. Por isso, na hora de comer nada de brinquedos à mesa, revistinhas ou outras distrações, como televisão ou computador.

Estas medidas são importantes para fazer a criança  aprender que cada momento exige um tipo de comportamento, e que há hora para tudo: brincar, dormir, estudar, tomar banho, escovar os dentes, e claro, se alimentar.

Além de ajudar o pequeno a perceber limites e regras, as refeições são oportunidades importantes para ensiná-lo a apreciar os alimentos com seus diferentes sabores, cheiros, formatos e texturas.

Quando a atenção durante o almoço ou jantar está voltada para o programa na televisão, os jogos no computador ou o bate papo virtual, a criança não se concentra na alimentação. Ela não presta atenção ao sabor e à aparência e não se dá conta quando é hora de parar", resultado: come mais do que o necessário, o que pode levar ao aumento de peso.

Muitos pais, porém, alegam que os filhos só comem quando são distraídos pelas imagens ou por brincadeiras. Pode ser até que eles realmente "engulam" o que foi colocado no prato, mas as conseqüências de usar esses métodos não são saudáveis. Ao se distrair, a criança tem dificuldade em associar os alimentos ao sabor e ficará dependente do artifício: o brinquedo, a televisão, o computador, a revista ou do adulto que fica fazendo gracinhas.

Para tornar as refeições mais divertidas, é preciso oferecer ingredientes coloridos e com sabores variados. Fazendo isso não será necessário distraí-los com outros objetos, pois a refeição será gostosa e prenderá sua atenção.

O momento das refeições é importante para fortalecer os laços. Durante a refeição, a criança observa o que os outros comem e pode sentir o desejo de experimenta o que eles estão comendo, sendo assim, uma forma de estimulá-la a descobrir novos sabores. Por isso é importante a família consumir alimentos saudáveis sempre.

Lembre-se: A hora de comer pode se tornar muito mais estimulante e prazerosa para os pequenos longe dos brinquedos. Experimente.

Dra Thais Nabholz

Diretora e Nutricionista da Terapia Nutricional

Rua José Inácio, 563 salas 01 e 02

Tel: (11) 4411-9503

www.thaisnabholz.com.br

Última modificação em Ter, 06 de novembro de 2012 11:13


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas