Cuidado com os dentes de leite

01/11/2012

Quando nascem os dentes de leite?
Por volta do sexto mês, mas pode haver antecipação para o terceiro ou quarto mês. Geralmente, a dentição do bebê completa-se entre o vigésimo quarto e o trigésimo sexto mês.



O bebê sente dor quando nascem seus dentes deleite?
O surgimento dos dentes é uma ocorrência natural, portanto não provoca dor, nem sangramento. Entretanto, alguns sintomas podem aparecer: aumento da saliva, diarréia, febre “baixa e passageira” e irritação local provocada pela pressão dos dentes na gengiva.

É necessário escovar os dentinhos do bebê?
Sim. É importante fazer a higienização mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos. Para tanto, pode ser usada uma dedeira ou gaze embebida em água filtrada que deve ser esfregada delicadamente na gengiva.

O bebê pode usar creme dental?
Quando erupcionam os primeiros dentinhos, pode-se utilizar escova de dente somente molhada em água. Quando o bebê estiver com um maior número de dentes, o creme dental deve ser usado em pequena quantidade.



A mamadeira e a chupeta podem alterar o posicionamento dos dentinhos do bebê? Todo hábito quando prolongado prejudica o posicionamento da língua e a musculatura bucal. Deve ser planejado eliminar da rotina do bebê a chupeta e a mamadeira, até no máximo, os três anos.

Os bebês podem ter cárie?
Sim. O hábito de o bebê ser amamentado ou alimentado com mamadeiras com leite, chá ou qualquer líquido contendo açúcar ou mel durante o sono, principalmente à noite, pode provocar a cárie de mamadeira ou de aparecimento precoce. Se não houver higienização, esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas que muitas vezes passam despercebidas pelos pais.



Quando deve ser a primeira consulta do bebê ao dentista?
A primeira consulta deve ser feita antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes. Uma consulta agradável, em um ambiente amistoso, ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo com o dentista; também é importante um programa de educação e medidas preventivas que evitem o aparecimento de cárie e doenças gengivais.

Fonte: Colgate

Dra. Karla Diniz Greco

Dr. Ricardo Greco

Centro Integrado Atibaia – Reabilitação Oral e Ortodontia

Av da Saudade, 104 – Centro – Atibaia

Tel: (11) 4412-6707 – www.ciatibaia.com.br

Última modificação em Qui, 01 de novembro de 2012 16:08


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas