Como ajudar os filhos na volta às aulas

27/09/2012

As férias de julho estão acabando. O ritmo da criançada nesse período muda e voltar a rotina pode ser uma tarefa difícil para os pais.

É importante preparar os filhos para a volta às aulas, lembrá-los das suas responsabilidades, porém, sem deixá-los ansiosos. 

O momento é de motivação para que o próximo semestre seja ainda mais produtivo.

Para isso sugira algumas brincadeiras como: Organizar a mochila – o fato do seu filho manusear os livros, a agenda, o estojo ou apontar os lápis fará que as boas lembranças da escola venham a sua mente; Organizar o cantinho do estudo – proponha uma nova arrumação, isso vai motivá-lo na hora de fazer a lição, é importante manter um espaço aconchegante e limpo para os estudos; Fazer um desenho ou escrever sobre a escola – pode ser sobre um amigo, uma professora, um passeio que ele fez com a turma, isso fará que ele lembre dos bons momentos e sinta cada vez mais vontade de retornar às aulas.

É muito importante, na última semana de férias, reduzir gradualmente o tempo na frente da TV, computador ou vídeo game, o mesmo vale para as horas de sono e o tempo para brincar, mas faça isso aos poucos, pois as crianças sofrem com mudanças radicais.

Seu filho não pode achar que voltar as aulas significa parar de se divertir.

E quando ele finalmente voltar a rotina, escute atentamente todas as suas novidades e expectativas e demonstre todo o seu apoio.

Boa sorte!

Última modificação em Qui, 27 de setembro de 2012 10:51


Escrito por:

Portal Entre Elas



Comente

Colunas